Linguine com abacate e outros verdes

16.10.13
[Verde-abacate] Tem bastante com o que tem se contenta

Os abacates escondem-se nas árvores como duendes insuspeitos. Há que entrar debaixo da copas e ir tacteando os ramos que pendem rentes ao chão com o peso dos frutos. Os lagartos residentes desaparecem supersónicos deixando um rasto sonoro de folhas secas, amedrontados com a intrusão. Encontro sempre muito mais do que aqueles que estou à espera. E à medida que os cestos se vão enchendo a minha cabeça vai balançando entre pratos doces e salgados feitos com aquela polpa cremosa e verde do outro mundo.




Decidi-me então por um prato salgado cheio de energia e gorduras saudáveis, absolutamente vegan já que a versão doce há muito tempo fora experimentada no meu velhinho blogue numa das minhas incursões no mundo da Raw Food.

Os brócolos e a rúcula foram as opções que o meu frigorífico determinou, mas acredito que outras escolhas ficariam perfeitas como por exemplo curgete (laminada), beterraba (ralada), tomate cereja (na época dele) e talvez um apontamento de frutos secos (nozes, amêndoas, caju, sementes de girassol ou de abóbora).

A Receita
300 g de massa linguine
3 cháv. de brócolos
2 c. sopa de azeite
8 dentes de alho picados
raspa de lima
flocos de pimenta vermelha
1/4 cháv. de vinho branco
1 cháv. de caldo vegetal
sumo de 1 lima
sal e pimenta preta a gosto
4 cháv. de rúcula
2 abacates maduros (mas firmes) descascados e cortados em pedaçosr
Separar as flores dos brócolos e laminar os talos. Reservar. Aquecer água numa panela grande até ferver. Adicionar o linguini e deixar cozer cerca de 10 minutos. A meio da cozedura juntar os brócolos. Enquanto a massa fica a cozer levar o azeite a aquecer num wok (ou frigideira larga) e juntar os alhos picados, a raspa de lima e os flocos de pimenta vermelha e mexer frequentemente cerca de 2 minutos procurando que o alho não queime. Adicionar o vinho com o lume aumentado deixando ferver até reduzir. Juntar o caldo vegetal, o sumo de lima, sal e pimenta e levar a ferver novamente. Juntar a rúcula e logo que esta tiver amolecido juntar os brócolos e o linguini já escorridos e envolver bem com dois garfos ou uma colher própria para massas, para espalhar o sabor do alho. Manter ao lume mais 3 minutos e de seguida incorporar o abacate sem o esmagar só até este aquecer ligeiramente. Servir polvilhado com pimenta preta.

Imaginem só o que fiz com isto tudo...

3 comentários:

  1. Gosto de verdes, verde é uma das minhas cores favoritas, mas a primeira vez que experimentei abacate não gostei. Ainda não lhe dei uma segunda oportunidade mas espero experimentar novamente e mudar de ideias :)

    ResponderEliminar
  2. Hummm vou fazer! Obrigada pela bela e saborosa partilha. Faz bem ao coração <3

    ResponderEliminar

Blogger Widgets

AddThis